segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Torta de Limão da Tia Lucia


Você tem 15 minutinhos para preparar essa bela torta? Leia as dicas, logo abaixo, antes de começar.

Ingredientes:
250 gramas de biscoito Maria quebrado
1 tablete e meio de margarina em temperatura ambiente (150 gramas)

1° passo: triture os biscoitos, aos poucos, no liquidificador, até que vire uma farinha. Coloque em um recipiente. Acrescente a margarina cortada em pedaços e mexa com as mãos até que fique uma farofa.

2° passo: despeje 2/3 dessa farofa em uma forma de fundo falso com 24 cm de diâmetro. Aperte suavemente a farofa contra o fundo da forma. Faça o mesmo nas laterais com o restante da farofa. A borda lateral deverá ficar com mais ou menos uns dois dedos de altura.

3° passo: Leve essa massa para assar em forno 180º até dourar ligeiramente (mais ou menos uns 10 minutos – dependendo do forno)

Recheio:

2 latas de leite condensado
10 colheres (sopa) de suco de limão

Suspiro:

2 claras
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão
Raspas de 1 limão para decorar

4° passo: Recheio: bata no liquidificador o leite condensado com as 10 colheres (sopa) de suco de limão
5° passo: Suspiro: bata as claras na batedeira até ficarem firmes, coloque o açúcar e o suco de limão, continue batendo. Essa clara se tornará um suspiro e ficará ligeiramente brilhante.
6° passo: coloque o leite condensado batido com o limão sobre a massa que você assou
7° passo: coloque sobre o recheio o suspiro. Com as costas de uma colher encoste no suspiro e levante, assim você formará picos.
8° passo: leve, por mais 2 minutos, sua torta de volta ao forno, mas não tire o olho de lá, assim que os picos dourarem é hora de retirar.
9° passo: coloque as raspas de limão e assim que esfriar e leve à geladeira.
10° passo: depois de gelado é só retirar da forma e servir em um prato de bolo.

Dicas Preciosas:

1) Leia toda a receita antes de começar a preparação.
2) Em supermercados são vendidos pacotes contendo 4 tabletes de margarina, assim é mais fácil saber o peso sem ter que utilizar uma balança.
3) Para desenformar a torta: Você precisará da ajuda de uma lata dessas de leite em pó, ou farinha láctea. Essa latinha servirá de apoio para você poder retirar o aro da forma. Faça assim: Coloque sobre uma bancada a lata e sobre a lata apóie a forma da torta. Devagar vá retirando o aro, descendo-o suavemente até a bancada. O fundo da forma, com a torta ficará apoiado sobre a lata e o aro sairá com facilidade. Assim, é só levar a torta (com o fundo da forma junto) para o prato de servir.

Um comentário: