sábado, 31 de julho de 2010

Arroz para Sushi

Quem gosta de sushi sabe que há até crise de abstinência por não comer aquela comidinha japonesa.
Ai que sofrimento! O preço geralmente é salgado e não dá para irmos sempre.
Bom, pensando nisso saí à procura de receitas para que eu mesma pudesse me arriscar nesta arte milenar.
Encontrei essa receita de arroz e a partir dela começei a preparar os sushis aqui em casa. Faço a mesma receita há 7 anos e sempre deu certo. No começo os sushis ficaram meio esquisitos, mas depois fui pegando o jeito. Só tem um problema, dá um trabalhinho razoável.
De qualquer maneira coloco aqui a receita do arroz e para fazer os sushis e temakis acessem o YouTube, porque lá há uma infinidade de videos bem didáticos.
Abraços!


2 xícaras (chá) de arroz para sushi
3 xícaras (chá) de água
Mistura de vinagre:
½ xícara (chá) de vinagre de arroz
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
Preparo:
Deixe o arroz de molho por 30 minutos, depois lave bem até a água ficar cristalina. Então coloque o arroz mais as 3 xícaras de água na panela de arroz ou leve ao fogo brando, tampado, até secar.
Deixe descansar tampado por 10 minutos. Coloque o arroz ainda quente em um refratário e vá despejando devagar a mistura de vinagre, mexendo de baixo para cima. Você pode colocar um ventilador para ajudar a esfriar mais rápido. Cuidado ao mexer para não deixar ficar melado, não pode ser muito devagar. Manter coberto e na geladeira.
Dicas:
* Esse arroz pode ser usado em até 24 horas.
* Nunca use qualquer recipiente de alumínio para colocar o arroz – o alumínio sofre uma reação quando em contato com vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário