sábado, 24 de julho de 2010

Pãezinhos de Mandioca


Gente... A tia Lucia é uma referência em nossa família pelos seus dotes culinários. Já aprendi muuuuito com ela, inclusive a receita da famosa Torta de Limão e do Molho Chutney de Manga, que sempre são sucessos em qualquer evento.

Então, falando com ela nesta semana, eu com minha massa de pizza crescendo e ela de lá - mora em Porto Alegre - com seus paezinhos de mandioca saindo do forno, pedi a receitinha e posto aqui para vocês em primeira mão.
Hummmmm! Deu água na boca!


Ingredientes:

1kg de mandioca

30 g de fermento

1 xícara de chá de leite morno

4 ovos ligeiramente batidos

8 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar

1 pitada de sal

Para pincelar 2 gemas1 colher (sopa) de café.preparado sem açúcar


Modo de Preparo

Corte a mandioca em pedaços, descasque-a e cozinhe até ficar macia. Escorra, passe pela máquina de moer carne ou pelo espremedor de batata e reserve. Não deixe a mandioca esfriar para não ficar dificil de moê-la. Dissolva o fermento no leite morno, junte os ovos batidos, a farinha de trigo, a mandioca, a manteiga, o açúcar e o sal. Amasse muito bem. Forme os pãezinhos e coloque-os em assadeira untada com manteiga, deixando espaço entre eles para que cresçam livremente. Deixe crescer até dobrarem de volume e pincele com as gemas. Leve ao forno quente (200ºC), preaquecido, e asse por 30 minutos ou até começar a dourar. Para pincelarBata as gemas e misture ao café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário