quinta-feira, 2 de junho de 2011

Falso Pudim de Leite - Sem lactose





Gentes..... tudo bem com vocês?
Hoje trago uma receitinha muito saborosa para aqueles que não podem consumir leite.
No meu trabalho tenho uma amiga que é intolerante à lactose. Penso que se eu tivesse tal restrição seria uma lástima! Sim, pois amo comer e como muita gente sabe os doces são para mim uma tentação.
Pois bem, essa minha amiga, a Mared, muitas vezes se lamenta de não poder comer tudo que quer. Também concordamos que muitos pratos nos quais substituímos o leite de vaca por leite de soja perde sabor ou fica com ele comprometido.
Um certo dia, queria levar ao trabalho uma sobremesa para saborearmos depois do almoço. Ah!!! Os almoços de quarta-feira são ótimos - batizei de "Quartas Gastronômicas"- mas depois falamos sobre isso... Voltando ao pudim, queria que fosse uma receita que agradasse a todos. Substituindo alguns ingredientes cheguei a esta receitinha. Espero que gostem.
Um beijo carinhoso a todos!

Falso Pudim de Leite
sem lactose

Dica inicial: leia a receita toda antes de começar.
Ingredientes:
1 lata de condensado de soja
1 vidro de leite de coco – 200 ml
Leite de soja – a medida está no modo de preparo
4 ovos
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Preparo:
Caramelar uma forma de anel e reservar. Há uma explicação bem detalhada no site Rainhas do Lar, link aqui.
Bater no liquidificador:
1 lata de condensado de soja
Usar a lata como medida e colocar nela o conteúdo do vidro de leite de coco. Completar a lata com leite de soja. Colocar mais uma lata de leite de soja, totalizando assim duas latas de medida, uma mista de leite de coco e soja e outra com apenas leite de soja.
Juntar os ovos, o amido e a baunilha.
Bater tudo e colocar na forma já caramelada. Levar ao forno em banho-maria até que esteja assado.
Para desenformar espere esfriar totalmente e coloque na geladeira. Desenforme gelado.

2 comentários:

  1. Boa noite!

    Eu também entrei nesse time das intolerantes à lactose. Descobri o problema este ano e estou me adaptando sem leite, sem iogurte, sem queijos... e não consigo gostar de leite de soja. O meu amado café com leite já estava fazendo parte do meu passado, mas fiz uma descoberta esta semana que me deixou muito feliz. Sim, feliz mesmo, pois agora já posso ao menos tomar um cafezinho com leite, que delícia! Comecei a tomar um suplemento alimentar chamado ENSURE sabor baunilha, que pode ser diluído com água quente ou fria. Ele parece um leite em pó, e quando diluído fica com sabor e textura de leite de vaca. Genial! Resolvi misturar com café e ficou uma delícia. Vale a pena mesmo. Avisa à sua amiga, quem sabe ela resolva experimentar.

    ResponderExcluir