domingo, 2 de março de 2014

Peixe Empanado na Airfryer


Meu marido gosta de cozinhar,  é um marido gurmet!  
Ontem,  a proposta do nosso cheff era preparar peixe grelhado. Tá, é uma delícia, mas em cozinha de apartamento não rola não. Não só pela sujeira que o peixe grelhado deixa no ambiente, mas também pelo cheio que demora dias a sair de casa.

Há tempos queria experimentar a tal fritadeira sem óleo. Dei a ideia e ele topou, compramos uma airfryer da marca Mondial, depois de ler muitas opiniões e comparações sobre as várias marcas existentes no mercado. As dicas de como tirar o melhor desses equipamentos também foram importantes para um ótimo resultado já no primeiro uso. Muitas delas  saíram do blog http://fritadeirasemoleo.blogspot.com.br/. Realmente me auxiliou bastante!

Uma coisa importante é que no preparo dos alimentos que testei  não eliminei completamente o óleo. Explico: lendo os tutoriais, percebi que os melhores resultados em sabor, textura e crocância eram conseguidos quando pincelava-se pouco de óleo sobre os alimentos. Utilizamos o azeite e de fato tudo ficou muito bom.

O Cardápio boteco de ontem para a estreia foi filé de pesacadinha empanada, bolinhos de arroz e para a sobremesa pastéis de banana com canela.
Posso adiantar que o resultado me surpreendeu para melhor :-)

Segue a receita:

Peixe Empanadado na Airfryer

1 k filé de pescadinha
1 xícara de farinha de rosca -  para empanar
1 xícara de farinha de trigo -  para empanar
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 clara de ovo
1 colher (sobremesa) de  tempero alho e sal , suco de limão,  pimenta do reino a gosto e azeite para a marinada.

Coloque os filés de pescada em um refratário e tempere com limão, tempero pronto, pimenta do reino e um pouco de azeite. Deixe  descansar 1 hora.
Enquanto isso prepare a farinha para empanar. Em uma frigideira, leve para torrar em fogo baixo a farinha de rosca. Junte a ela  umas 3 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto, mexendo sempre, até chegar em uma cor dourada.  Terminado isso, aguarde esfriar e acrescente o queijo parmesão ralado.
Essa mistura libera o azeite durante o processo de fritura na airfryer, selando o alimento por fora e trazendo a crocância tão desejada.

Empanando os filés: Passe os files na farinha de trigo, pincele clara - pouquinho tá - e passe na farinha de rosca temperada e torrada.

Aqueça a airfryer por 4 minutos (essa era a informação do fabricante da minha fritadeira) antes de levá-los para assar, dois de cada vez, em temperatura de 200 graus, por cerca de 20 minutos, virando os filés na metade do tempo.


Depois de pronto foi só saborear os peixes com gotinhas de limão, acompanhados de uma cervejinha bem gelada, afinal, ontem foi sexta de carnaval! 


2 comentários:

  1. Por que foi utilizado somente a clara ao invés do ovo inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso a gema para empanar porque é ela quem faz espumar quando eu faço uma fritura normal.
      Em salgadinhos, como coxinha e outros fritos, sempre utilizo apenas as claras. É um truque que sempre funciona.
      Se quiser usar o ovo inteiro não há problema.

      Excluir